HISTÓRIA
HISTÓRIA
Publicado em 26/07/2021 09:06
HISTÓRIA DA CÂMARA:
Aos vinte e sete dias do mês de março do ano de 1949 às quatorze horas, no salão principal do Círculo Operário “São José”, desta cidade, local designado pelo Meritíssimo Juiz de Direito da Comarca de Santa Luzia, Dr. Henrique Freire de Andrade, para a instalação da Câmara Municipal de Vespasiano, reuniram-se os vereadores eleitos e diplomados na forma da Lei Eleitoral, assumindo a presidência da sessão o Excelentíssimo Sr. Juiz de Direito que convidou o ver. João Silva para secretariar os trabalhos até a constituição da Mesa Diretora. Após a chamada nominal dos vereadores diplomados e verificada a autenticidade dos diplomas foi deferido o compromisso regimental pelo vereador mais votado, Sr. José Lopes. Passou-se a eleição da Mesa, sendo eleitos os vereadores João Silva – Presidente; Joaquim da Fonseca Filho – Vice-Presidente e Mário Farah – Secretário, compondo assim a primeira Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vespasiano dessa legislatura, 1949-1953, composta por nove membros como se segue: João Silva, Ilvo Marani, Dumas Chalita, José Sebastião dos Santos, Joaquim da Fonseca Filho, José Lopes, José Rosa de Lima, Santos dos Santos Tomé e Mário Farah.
De 27 de março de 1949 até dezembro de 1976, foi o período da 1ª a 8ª legislatura da Câmara, compostas por nove vereadores; nas duas legislaturas seguintes de 1977 a 1982 – foram compostas por 11(onze) vereadores; as legislaturas de 1983 a 2004 – foram compostas por 15(quinze) vereadores; as legislaturas de 2005 a 2012 foram compostas por 10 vereadores; as legislaturas de 2013 a 2016 foram compostas por 15 vereadores e as legislaturas a partir de 2017 até a atual legislatura a Câmara são compostas por dezessete vereadores de acordo com as normas eleitorais.
Os vereadores têm papel essencial na construção da história deste legislativo e na história do Município de Vespasiano em conjunto com a população, pautando seus trabalhos na legalidade e na democracia, zelando sempre pelo bem estar do povo vespasianense e da nossa querida Vespasiano.
por Câmara